Rua Tenente Negrão, 140 - Cj. 102 - Itaim Bibi - São Paulo - SP
SP 11 98598 4900
|
ES 27 99849 1074

Artigo

Categoria:
‍Mitos e Verdades Sobre a Toxina Botulínica

‍Mitos e Verdades Sobre a Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é um dos procedimentos estéticos mais realizados nos dias atuais e, por isso, gera inúmeras dúvidas para o paciente que merecem ser esclarecidas.

Mitos e Verdades sobre a Toxina Botulínica

Tenho certeza de que se você chegar até esse artigo, significa que você está lendo um monte de conteúdos pela internet. Mas nada melhor que a opinião de um profissional reconhecido para acabar de vez com todos os mitos que envolvem esse procedimento. Ao longo dos últimos 8 anos venho trabalhando com a Toxina Botulínica e estas são dúvidas muito comuns no consultório e provavelmente vão ajudar a esclarecer as suas também:

1. Se eu fizer Toxina Botulínica muito cedo ela pode deixar de fazer efeito quando eu estiver mais velha e realmente precisar

Mito!

Isso é um mito, pois os trabalhos científicos mais recentes comprovam que nas doses recomendadas - e com o intervalo correto de reaplicação - não são formados anticorpos neutralizantes e se atuarmos enfraquecendo a força muscular precocemente agimos de forma preventiva evitando a formação das temidas ruguinhas estáticas ao redor dos olhos, na testa e na região do bravo (glabela).

2. A Toxina Botulínica pode ser usada para afinar o rosto

Verdade!

Alguns pacientes podem apresentar hipertrofia do masseter (um dos músculos da mastigação, que pode deixar o rosto mais largo e quadrado, além das alterações funcionais como cefaléia, desgaste dentário, bruxismo, etc.). É claro que cada caso deve ser avaliado de forma individual, mas é um procedimento seguro quando respeitados os parâmetros anatômicos e é praticamente indolor.

3. Depois que fizer Toxina Botulínica uma vez sou obrigada a ficar repetindo o tratamento

Mito!

A Toxina Botulínica tem um período de ação que varia de acordo com cada paciente, mas que gira em torno de 4 a 5 meses com uma diminuição da força de contração muscular e, consequentemente, na diminuição da formação de rugas e menor consumo de colágeno na região tratada, o que permite que a pele fique mais bonita. Por todas essas razões, mesmo quando a força do músculo tiver voltado, você terá economizado alguns meses na idade da pele daquela região tratada. Melhor fazer uma vez do que nenhuma, com certeza!

4. A Toxina Botulínica pode ser usada para tratamentos de suor excessivo

Verdade!

A aplicação de Toxina Botulínica nas axilas, por exemplo, diminui a sudorese axilar e possibilita o uso daquelas roupas fininhas e coloridas, sem manchar! Utilizamos anestésico tópico, o que deixa o procedimento confortável e praticamente sem dor. Deve ser repetido a cada 6 meses, aproximadamente, podendo variar de acordo com cada paciente.

5. A Toxina Botulínica pode ser usada em pacientes com sequélas de paralisia facial

Verdade!

Alguns pacientes, após a paralisia facial, persistem com assimetrias e a Toxina Botulínica é uma excelente arma para minimiza-las. Também ajuda muito no tratamento das sincinesias, que são movimentos involuntários de um grupo muscular, por ocasião de um movimento voluntário ou reflexo de outra parte do corpo (por exemplo, ao fazer um bico com os lábios, pode ocorrer fechamento ocular). Esses movimentos muitas vezes prejudicam a aparência da face, gerando problemas de ordem social e na auto estima dos pacientes.

6. Os efeitos são imediatos

Mito!

Os efeitos demoram de 24 a 48 horas, aproximadamente, para aparecer e em alguns tipos de Toxina Botulínica pode demorar até 7 dias. O efeito máximo ocorre em torno de 15 dias, onde deve ser realizada uma nova avaliação médica para complementar o tratamento.

7. Posso usar cremes 'antiaging' para substituir a Toxina Botulínica

Mito!

Os cosmecêuticos atuam na camada mais superficial da pele, enquanto a toxina age dentro do músculo. Porém como descrevem em meu Método P-Sync, os tratamentos se complementam e tratar a superfície da pele é, também, uma arma importante para um rejuvenescimento natural e duradouro .

Marque sua consulta,
estamos te esperando!